CNH especial: saiba como a assessoria pode te ajudar na obtenção

CNH especial é dada a pessoas com deficiência e que após avaliação médica foram atestadas como portadoras de dificuldades locomotoras. Portanto, a Carteira Nacional de Habilitação deve constar que o motorista apresenta condições especiais. Entenda como a assessoria pode te ajudar a obter o documento.

Assim como, o processo para tirar a habilitação comum, para obter a habilitação especial é preciso realizar o exame físico e psicotécnico (caso o condutor exerça atividade remunerada EAR). Um médico especializado e credenciado pelo DETRAN avalia as condições do condutor.

Dessa forma, após a avaliação médica o médico determina se o paciente está ou não apto a dirigir. Em alguns casos, pode até constatar que o paciente necessite de um veículo adaptado para possibilitar a sua condução.

Entretanto, as aulas práticas para tirar a CNH especial devem ser realizadas em um veículo adaptado, conforme as necessidades de cada aluno. Já a prova prática para a obtenção da habilitação PCD é a mesma realizada por outros candidatos.

Se você precisa de ajuda para tirar a sua CNH especial, saiba como a assessoria pode ser útil na elaboração do processo. Neste texto você poderá aprender mais sobre a CNH deficiente, através dos seguintes tópicos:

  • Quem tem direito a CNH especial?
  • Como devem ser feitas as mudanças e renovações na habilitação especial?
  • CNH para PCD: quais os benefícios concedidos ao portador?
  • Obtenha assessoria completa para tirar habilitação PCD com a Líder Isenções
  • Tenha seus benefícios garantidos com a carta de motorista especial

Quem tem direito a CNH especial?

A CNH especial é concedida a pessoas com deficiência ou com dificuldades de mobilidade, além de portadores de doenças que afetem as suas funções cognitivas e motoras. Ou seja, a CNH deficiente é concedida a pessoas que tenham sua capacidade de dirigir afetada.

Além disso, o condutor portador da habilitação PCD ainda conta com benefícios como o direito à isenção de impostos e descontos para a compra de veículos. Entre os indivíduos que possuem o direito a tirar a CNH especial, destacam-se:

  1. Pessoas com problemas como artrite;
  2. Pessoas com artrose;
  3. Esclerose múltipla;
  4. Escoliose;
  5. Doenças que afetam a coluna;
  6. Pessoas que sofreram AVC;
  7. Portadores de doenças neurológicas;
  8. Pessoas que tiveram membros amputados;
  9. Nanismo;
  10. Portadores de próteses internas e externas.

Após avaliação médica, junto ao DETRAN o paciente cujo laudo comprovar condições especiais, terá seu direito a tirar a carta de motorista especial concedido e aprovado.

Caso você tenha dúvidas sobre as renovações e alterações na habilitação especial, confira algumas dicas a seguir.

Como devem ser feitas as mudanças e renovações na habilitação especial?

Assim como, a habilitação comum, o condutor com a habilitação especial deve renovar sua carta dentro do prazo estabelecido. Apresentando a CNH especial o mesmo tempo de validade de 5 anos, como exceção os maiores de 65 anos, cuja validade é de 3 anos.

Entretanto, durante a realização do exame médico para concessão da CNH deficiente, o médico pode solicitar um prazo reduzido para a renovação. Neste caso, a avaliação periódica deve ser realizada em intervalos menores.

Mas, isso só acontece quando o portador da CNH especial possui uma doença que possa agravar o seu quadro e alterar a sua condição de dirigir. Existem casos ainda em que uma pessoa faça a sua mudança de CNH para PCD em caso de acidente ou doença.

Nestes casos, quando a capacidade motora for reduzida devido a um acidente ou doença, o motorista deve solicitar uma habilitação especial. Que tal saber mais sobre a CHN especial os benefícios que seu portador tem direito?

CNH para PCD: quais os benefícios concedidos ao portador?

O condutor que tiver a habilitação PCD, tem direito a descontos na compra de veículo e também a isenção de impostos. Podendo facilitar na aquisição do seu carro, com valores mais acessíveis.

Portanto, o portador da CNH especial pode adquirir seu veículo próprio em condições de 0KM, e automático com desconto. Além disso, após a comprovação de seus documentos o motorista também é isento do pagamento do IPI, ICMS e IPVA.

Dessa forma, a CNH deficiente concede uma série de benefícios e direitos ao motorista para que ele possa dirigir com segurança e sem preocupações financeiras.  Precisando apenas, ter  laudo médico comprovado no exame do DETRAN.

Caso você tenha dificuldades para dar entrada na sua habilitação PCD, que tal contar com a ajuda de uma especialista no assunto? Conheça a seguir a Líder Isenções.

Obtenha assessoria completa para tirar habilitação PCD com a Líder Isenções

A Líder Isenções é uma empresa que assessora motorista a obter a sua habilitação especial. Oferecendo atendimento personalizado, para que seus clientes possam entender melhor sobre os benefícios aos quais tem direito.

Destaca-se pelo sua excelente assessoria e elaboração de processos junto aos órgãos públicos, para a obtenção da CNH deficiente e aquisição de veículos com descontos e isenção de impostos para pessoas com deficiência, conforme previsto em lei.

Para isso, contamos com uma equipe formada por profissionais com anos de experiência que buscam a excelência no atendimento. Garantindo a satisfação dos clientes portadores da CNH deficiente.

Venha obter a assessoria especializada para tirar a sua habilitação PCD, e conseguir a aprovação dos seus direitos!

Tenha os seus benefícios garantidos com a carta de motorista especial

Se você é portador de uma doença que reduza suas condições de mobilidade, agora você já sabe que pode obter a sua CNH especial. Esta dá direito a uma série de benefícios e descontos para a aquisição de veículos.

Bom, já que estamos no final deste artigo, que tal recapitularmos tudo o que vimos? Primeiro, conhecemos quais pessoas e doenças dão o direito de obter a CNH especial, através de avaliação e laudo comprovando as condições especiais.

Em segundo lugar, aprendemos como e quando deve ser solicitada a mudança para a CNH deficiente, e qual o seu prazo de renovação.  Depois vimos que o portador da CNH para PCD tem descontos e isenção de impostos para a compra de um veículo.

Por fim, fomos apresentados a Líder Isenções uma empresa especializada em assessoria para a aquisição de veículos com isenção. Se você possui carta de motorista especial pode contar com nossos serviços!

Preencha o formulário abaixo e em breve nossos especialistas entrarão em contato:

Deixe um comentário

Open chat
Oi, tudo bem? Como posso te ajudar? :)
Oi, tudo bem?
Como posso te ajudar? :)